mini_banner1-685x100 mini_banner2-685x100

GERAL

Hortas em pequenos espaços

29 de maio de 2020

Engana-se quem pensa que para uma horta é necessário ter muito espaço. Com algumas dicas e cuidados podemos tê-la até mesmo dentro de um pequeno apartamento em espaços que não estejam sendo utilizados, já que alguns alimentos sdesenvolvem bem em espaços reduzidos. 
O primeiro passo é escolher o local do plantio. É essencial que o espaço escolhido pegue iluminação solar de no mínimo quatro horas por dia, para atender a necessidade de luz da maioria das plantas de hortaSão dicas de locais, espaços próximos a varandas e janelas ou quintais, pois atendem a necessidade de iluminação e permitem a incidência direta de luz.  
Após a escolha do local é hora de escolher a cultura a ser plantada. Uma dica é observar as melhores épocas para realizar o plantio de cada cultura, o que é bastante importante, pois o plantio fora da época ideal pode impedir o crescimento ou deixá-lo mais lento, demorando mais para que possa visualizar a evolução das suas hortaliças.  

Dicas de hortaliças que se reproduzem bem em espaços reduzidos:  
Hortelã, Salsinha, Cebolinha, Alecrim, Manjericão, Alface, Couve, Brocolis, Espinafre, Agrião, Repolho, Tomatinho Cereja, Cenoura, Beterraba, Rabanete, Morango, Abóbora, Abobrinha, Pepino e Batata. 
Aqui tem uma tabela da Embrapa com as datas de plantio que pode ajudar no planejamento da horta.   

Você vai precisar decidir onde plantar, ou seja, qual recipiente usar. Uma ideia interessante é reutilizar embalagens recicláveis como garrafas pets e latas, isso contribui para o meio ambiente e é uma boa maneira de manter a sua horta sustentável. É importante que sejam feitos alguns furos na base dos recipientes para escorrer água, evitando o excesso de umidade que pode comprometer o desenvolvimento da cultura e ser um fator importante para entrada de pragas e doenças na sua horta   
A escolha do vaso ou recipiente a ser utilizado depende também da cultura a ser plantada por exemplo beterrabas ocupam muito mais espaço no crescimento do que alecrim, assim, é sempre bom pensar isso já no planejamento.  

Após escolher onde ficará a horta, quais recipientes serão utilizados e o que será plantado, você precisa também de outras coisas:  

 – Sementes das hortaliças escolhidas ou mudas;
– Substrato vegetal (terra preta);
– 1 quilo terra vegetal (comum)
– 1 quilo areia grossa
– 1 quilo húmus de minhoca
– 100 gramas vermiculita ou pedriscos (auxiliam na drenagem)
– Pá pequena (pode ser uma colher também)
– Recipientes.  

Em posse desses itens a primeira coisa a se fazer é preparar o solo no qual a cultura será plantada. Para isso utilizaremos substrato vegetal, humus de minhoca e areia grossa, que trabalharão tornando o ambiente mais adequado a implantação da cultura, melhorando a matéria orgânica do solo e fornecendo nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio essenciais para o desenvolvimento dos cultivos.

Misture tudo em partes iguais e seu solo estará prontinho para receber as mudas ou sementes.   Cubra o fundo do vaso com vermiculita e acrescente a mistura que você fez do solo. 
No caso de utilizar sementes, antene-se em comprar sementes de boa qualidade, a regra é cobrir cada semente com substrato em uma camada com cerca de 2 a 3 vezes o seu tamanho e no caso de utilizar mudas, é necessário fazê-las com antecedência. Para isso, as sementes são colocadas em bandejas de isopor ou copinhos descartáveis, usando substrato apropriado para essa atividade. Variando entre as espécies, as mudas devem ser transplantadas para o canteiro quando apresentarem em torno de três a quatro pares de folhas definitivas. Você tem a opção de comprar as mudas prontas também, que é a opção mais simples.

  

Após plantado, é necessário irrigar pelo menos duas vezes ao dia para auxiliar no pegamento das mudas, após isso podem ser mais espaçadas a irrigação, vai depender do que você plantou e qual a necessidade especial do plantio.
Além disso é necessário também nutrir a planta, hortaliças geralmente respondem bem a fertilização, para manter sua horta orgânica você pode utilizar Innovabio para nutri-la, entre no nosso site e confira os nossos produtos orgânicos que vão lhe ajudar a nutrir a sua horta.   
Bom, tendo plantado e nutrido agora é só aguardar a colheita, observe a particularidade de cada uma. Cuidado com as pragas também, elas podem existir até mesmo em apartamentos, às vezes vindo junto com as próprias mudas, aqui no próprio blog damos algumas dicas de manejo de pragas, na agricultura orgânica.   

Mais uma dica que deixamos é o livro “Horta em pequenos espaços” da Embrapa, nele contém informações mais detalhadas de como criar e manter uma horta, além de outras dicas.   

E ai, o que você acha de montar uma horta em casa? Curtiu as dicas? Se quiser, pode compartilhar a experiência conosco pelo e-mail comunicacao@innovabio.com.br