CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS

As formigas desempenham importantes papéis no ambiente agrícola. Elas participam da estruturação do solo pela construção de galerias que melhoram a aeração desse ambiente, e também pela incorporação de matéria orgânica e nutrientes. Atuam como polinizadoras de algumas espécies e ajudam na germinação de outras e também são tidas como predadoras de aranhas, centopeias, gafanhotos e outros artrópodes.
Porém elas podem ser bastante prejudiciais ao campo, um exemplo são as formigas cortadeiras (Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto), consideradas como algumas das piores pragas da silvicultura e da produção orgânica. Sem práticas de controle, a formiga cortadeira pode prejudicar plantações inteiras logo no início, ainda na fase de mudas, impedindo o crescimento das plantas, pode também acabar com folhas de toda a planta, impactando no diâmetro e na altura de troncos, diminuindo a produtividade e qualidade da produção. Além disso, a infestação também pode acarretar em uma diminuição da resistência das árvores e plantas em relação a outros insetos e doenças.

Espécie Saúva
Na produção orgânica não podemos utilizar substâncias sintéticas para controle das formigas, assim é necessário que busquemos métodos alternativos para combater essas pragas. Com formigas cortadeiras podemos usar plantas repelentes, ou atraentes, e outros métodos alternativos. Vamos conferir como fazer alguns repelentes naturais para preservar as culturas.
Para te ajudar nesse manejo trazemos alguns exemplos de plantas atraentes e de como utilizá-las:
O controle alternativo poderá ser feito por meio do uso da cal virgem, manipueira (caldo da mandioca usada para farinha), farinha de osso e muitas outras formas de controle biológico.
- Cal virgem:
Dilua 2kg de cal virgem em 10 litros de água quente e depois aplique diretamente sobre os olheiros (ninho).
- Manipueira:
Aplique 2 litros de manipueira diretamente sobre os olheiros, repetindo a cada 5 dias a mesma operação.
- Farinha de osso, casca de ovo moída, pó de carvão ou cinza de fogão à lenha:
Faça uma barreira de 15 cm de largura ao redor dos canteiros ou plantas com alguns desses produtos citados.
- Biológico:
Misture 50 litros de água, 10 kg de esterco fresco e 1 kg de melaço ou açúcar mascavo. Deixe fermentar durante uma semana. Depois, coe o produto com um pano e aplique dentro do formigueiro na proporção de 1 litro do produto coado em 10 litros de água.
No início da implantação da horta, as formigas cortadeiras podem atacar, mas elas desaparecem com a incorporação da matéria orgânica no solo. Para ter bons resultados no controle de formigas, as práticas devem ser usadas em conjunto com seus vizinhos. É importante manter o equilíbrio e restabelecer a biodiversidade, pois as formigas são grandes recicladoras de nutrientes para a natureza.
E aí, o que você achou dessas dicas? Tem mais alguma que gostaria de compartilhar ou nos contar como foi a experiência ao testar essas dicas?