ARMADILHA DA MOSCA DA FRUTA

2 minutos para ler

Existem diferentes espécies de moscas das frutas e cada espécie têm preferência por uma ou mais culturas. Por exemplo, as espécies Anastrepha fraterculus e Ceratitis capitata que afetam diretamente as laranjas e tangerinas e são consideradas pragas de grande importância para a citricultura, devido a sua capacidade de prejudicar a produção, levando a reduções de 30 a 50% onde há ataque da praga. Isso acontece pois a mosca das frutas através de uma perfuração da casca coloca seus ovos dentro do fruto, local ideal e rico em nutrientes para que os ovos se transformem em larvas e se desenvolvam. Essa condição deixa também uma porta de entrada para doenças, que podem aumentar ainda mais os danos a cultura. Como consequência da mosca das frutas, ocorre um amadurecimento desuniforme do fruto que culmina em uma necrose na região afetada, no apodrecimento e na sua queda precoce.


Anastrepha fraterculus
Ceratitis capitata

Na Agricultura Orgânica não podemos utilizar nenhum tipo de substância sintética para prevenção e controle de pragas, logo inseticidas químicos não são permitidos, é necessário que o produtor busque métodos alternativos para seu combate, como inseticidas naturais, caldas e armadilhas. Para combate-las um método considerado bastante eficiente é a Armadilha da Mosca da Fruta. 

Confira abaixo como fazer: 

INGREDIENTES 

  • 2 Copos de açúcar ou 1 copo de melado de cana; 
  • 2 Copos do suco de uma fruta; 
  • 1 Garrafa pet descartável; 
  • 30 cm de Arame; 
  • Caneta marcador permanente. 

MODO DE PREPARO 

  • Em uma vasilha esquente o suco e acrescente o açúcar ou melado até dissolver bem; 
  • Coloque na garrafa pet.  
  • Acima do líquido fazer de 3 a 4 furos com diâmetro de um tubo de caneta esferográfica para dificultar a entrada de outros insetos.  

É necessário realizar a troca do líquido da armadilha no máximo em até 15 dias, pois tende a diminuir a eficácia com o tempo para o produtor ter controle na sua plantação e diminuir a ocorrência de ataques das moscas. 

Fontes: Fundecitrus, ciência e sustentabilidade para Citricultura. Vinicius Agostini, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável. Moacyr Roberto Dalrot, Guia do Produtor Orgânico –  como produzir alimentos de forma ecológica. Wikipedia.

Você também pode gostar

Deixe um comentário