ATIVE AS MICORRIZAS DO SOLO COM M1513

3 minutos para ler

Na agricultura orgânica os microrganismos têm um papel bastante especial, dentre eles as micorrizas têm um papel de destaque. Elas são importantes para a ciclagem de nutrientes, para a manutenção da qualidade do solo, e para o desenvolvimento das plantas.

As micorrizas são uma associação simbiótica entre indivíduos, ou seja, são formadas por uma relação biológica benéfica entre fungos nativos do solo e vegetais. Nessa relação os fungos aumentam a capacidade de absorção de nutrientes das plantas atuando como raízes que exploram eficientemente o solo, por outro lado as plantas oferecem açúcares e aminoácidos imprescindíveis para a existência dos fungos.

Os benefícios das micorrizas na agricultura são muitos, e vão de nutrição e regulação do crescimento das plantas, resposta a estresses, a estruturação do solo.

As micorrizas são mais eficientes no acesso aos nutrientes e a água, elas possuem estruturas muito finas e compridas chamadas hifas que apresentam maior capacidade de se moldar e se aproximar das partículas do solo, aumentando assim seu contato com o solo e o acesso a água e nutrientes (N, P, K, Zn e Cu). Elas também são muito eficientes em transmitir aquilo que adquirem as plantas, pois desta forma serão recompensadas com açúcar obrigatório para seu próprio desenvolvimento. Desta forma, as plantas absorvem mais facilmente a água e os sais minerais e, por isso, são capazes de se desenvolver melhor e de resistir às doenças, bem como às alterações de clima, resultando em menores prejuízos devido a estresse climático. Além disso, elas podem ser mais resistentes à seca e são capazes de restaurar ecossistemas degradados. Por esse motivo, a micorriza tem uma forte expressão ecológica.

Mas como ativar as micorrizas do solo? Utilizando INNOVABIO M, que é um adubo granulado, certificado para cultivos orgânicos. INNOVABIO M fornece macro e micronutrientes essenciais oriundos de fontes nobres e uma tecnologia única e natural  de algas marinhas chamada SMR, ao ser absorvidos e metabolizados. INNOVABIO M nutre a planta e dá condições para que a planta intensifique a produção de sinalizadores químicos, os flavonóides, que ativam as micorrizas nativas do solo.INNOVABIO M age desde o início do desenvolvimento da cultura e seus benefícios são notados ao longo de todo o ciclo da cultura e inclusive na cultura subsequente devido a maior atividade das micorrizas nativas do solo. Entre em contato conosco para conhecer mais.

Fonte: Toda Matéria, Grupo Roullier.

Você também pode gostar

Deixe um comentário