OBTENHA SUCESSO NA PRODUÇÃO DE MUDAS

bandejamudas
4 minutos para ler

O Brasil possui um mercado consumidor de hortaliças em crescimento e muito exigente em termos de qualidade, exigindo muita atenção dos produtores.

O capricho e cuidado na hora de produzir as mudas, estágio inicial desses cultivos, é fundamental para obter plantas mais sadias e colheitas mais fartas, de forma equilibrada e sustentável a longo prazo.

São inúmeros os fatores que podem prejudicar a excelência dessa importante etapa que é a produção das mudas, trazendo prejuízos a viveiristas e a horticultores.

Um conjunto de medidas simples, mas eficazes, pode impactar diretamente na obtenção de mudas de alto vigor e uniformidade, bem enraizadas e fortes, fazendo com que o viveirista e o produtor garantam a venda e a fidelidade de compradores importantes, com mudas que possibilitam um sistema de plantas produtivas a campo, capazes de produzir com qualidade e trazer alta rentabilidade para o horticultor.

Confira algumas dicas para produzir as melhores mudas do mercado:

  • QUAL LOCAL?

Deve ser bem planejada, o local deve ter luminosidade suficiente para garantir uma boa germinação, podendo ser parcial/indireta. As bandejas devem ficar em bancadas com 30cm (ou mais) acima do solo, para facilitar a semeadura e o manejo, evitando danos às raízes, doenças e contato com plantas invasoras, por exemplo.

  • SUBSTRATO APROPRIADO

Ele é o material que a planta utiliza como meio de crescimento, que pode ser composto por um só material orgânico, inerte ou também por uma mistura balanceada de minerais e materiais orgânicos. Algumas das características ideais dos substratos são:

– Isento de resíduos industriais e de microrganismos patogênicos;
– Leve;
– Ótimas propriedades químicas e físicas;
– Boa drenagem;
– Capacidade de retenção de água;
– Livre de sementes e plantas daninhas;

Há vários substratos comerciais de alta qualidade, mas você pode prepará-lo também, usando terra de boa qualidade. Nesse caso, é preciso cobri-la por 4 semanas para eliminar eventuais pragas como plantas daninhas ou ovos de insetos. Depois misture material oriundo de compostagem e areia à terra preparada. Adicione nutrientes como calcário e farinha de ossos. Por fim, acrescente também vermiculita. As medidas usadas são: 1 parte de terra, 2 partes de compostagem, 1 parte de areia e 1 parte de nutrientes e vermiculita. Mexa tudo e está pronto seu substrato!

  • QUAL BANDEIJA?

Hoje em dia é mais comum a utilização de bandejas ao invés de sementeiras, aqui você pode conferir algumas informações e características referentes a bandejas, para lhe ajudar na melhor escolha.

Estrutura Suporte de Bandejas Bandejas com mudas

  • NUTRIÇÃO ASSERTIVA

Fundamental! Sem alimento adequado nenhum ser vivo se estabelece! Nutra a planta da forma mais equilibrada e completa já na fase de mudas, a Innovabio possui LV1 Mudas, um fertilizante líquido (certificado pelo IBD para agricultura orgânica), produzido com tecnologias de algas marinhas e substâncias húmicas, que proporciona produção de mudas de alto vigor e resistência a falta d’água e calor, além de ter um excepcional pegamento a campo. Mudas de alto nível, fortes e sadias como nunca visto!

  • ÁGUA!

Mantenha o substrato sempre úmido. À medida que as mudas se desenvolvem, a água disponível se esgota em períodos cada vez mais curtos, ainda mais se a sua região tem temperaturas altas. A irrigação frequente é necessária, pelo menos duas vezes ao dia, com regador de bico fino ou por microaspersão, mantendo o substrato úmido mas não encharcado.

  • QUEM COMPRA?

Por último, mas também importante, pense na escolha do que semear, pontos como época de plantio e aceitação de mercado são importantes na hora de escolher.

Fonte: InGrower, Embrapa, Canal do Horticultor.
Você também pode gostar

Deixe um comentário