Estresse climático e as perdas causadas

2 minutos para ler

Agricultor ou não, você talvez já tenha percebido que o clima mudou bastante nos últimos tempos. Em decorrência do aquecimento global, muitos estados brasileiros já têm sentido o desconforto das alterações climáticas como chuvas intensas ou ausência delas, entre outras alterações, que seja o que for, o certo é que as plantas também se encontram expostas a esses extremos climáticos, que podem trazer muitos danos as lavouras.

Para quem lida com agricultura, há muito se sabe que fatores climáticos, como temperatura, fotoperíodo e estresse hídrico, podem exercer efeito prejudicial sobre o crescimento e o metabolismo das plantas.

Chuvas intensas ou estiagem (seca) podem dar grandes prejuízos, como não há nenhuma forma de evitar ou controlar o estresse climático, é possível preparar a plantação para que o seu cultivo se torne mais resistente. Mas como preparar? Nutrindo a planta. Uma planta bem nutrida é uma planta mais forte.

As plantas necessitam de diversos nutrientes, que possuem funções específicas e primordiais para seu o desenvolvimento e produção, como por exemplo o adequado crescimento das raízes, que exploram o solo e garantem a captação de água e nutrientes em locais onde antes não era possível, a regulação osmótica que mantém a temperatura ideal para que os nutrientes consigam chegar nas flores e frutos, evitando o abortamento floral e garantindo o enchimento dos frutos e, a otimização do processo de fotossíntese que gera energia suficiente para a planta manter os processos metabólicos e expressar seu maior potencial produtivo.

Por isso, uma planta bem nutrida é capaz de otimizar a absorção de água e nutrientes e assim regular seu metabolismo para se manter produtiva mesmo durante momentos de estresses climáticos.

Entre em contato conosco e descubra o tratamento ideal com produtos Innovabio para manter sua plantação sadia e nutrida, assim evitando perdas causadas por estresse climático.

Você também pode gostar

Deixe um comentário