DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO EM TOMATES

5 minutos para ler

Já sabemos, nutrir as plantas é primordial. A falta ou insuficiência de nutrientes debilita e atrasa o desenvolvimento das plantas, podendo muitas vezes comprometer sua produção. 

O cálcio é um nutriente indispensável para o desenvolvimento das culturas, ele é exigido em grandes quantidades e têm papéis importantes na planta, como componente da parede celular fornecendo rigidez e dando suporte ao crescimento de raízescomo sinalizador iniciando as respostas vegetais as condições ambientais. 

Os sintomas de deficiência pelo fornecimento insuficiente desse nutriente vão desde cloroses e necroses nos pontos de crescimento, até deformidades em folhas e raízes e danos a frutos. 

No cultivo de tomates, durante a fase de produção períodos curtos de deficiência – principalmente quando ocorrem mudanças bruscas de condições climáticas –, levam a formação de lesão bronzeada clara e flácida na extremidade do fruto, que se transforma em uma necrose deprimida, de coloração marrom escuro, conhecida como “fundo preto”. A lesão aumenta e se torna mais afundada, frequentemente acompanhada por uma podridão seca, um fungo preto pode crescer na superfície da lesão. Às vezes, há uma necrose dos tecidos internos do fruto, com poucos ou nenhum sintoma externo, conhecido por coração pretoEventualmente verificam-se, em condições de campo, deformações das folhas novas e morte dos pontos de crescimento. Confira algumas imagens de frutos com deficiência nutricional:

Qualquer fator que diminua o suprimento de cálcio aos frutos, seja o fornecimento abaixo da exigência, ou o desequilíbrio com outros nutrientes, pode provocar esse sintoma de deficiência. As mudanças bruscas de condições climáticas, fatores como irregularidade no fornecimento de água, altos níveis de salinidade, uso de cultivares sensíveis, altos teores de nitrogênio, enxofre, magnésio, potássio, cloro e sódio na solução do solo, pH baixo, utilização de altas doses de adubos potássicosnitrogenados e altas taxas de crescimento e de transpiração também contribuem para o aparecimento do sintoma. 

Se você planta ou já plantou tomates, provavelmente se deparou com esse tipo de problema. Para preveni-lo algumas práticas são indicadas: 

1 – Aplicação de corretivos que além de corrigir o pH reduzindo a acidez, disponibilizam nutrientes e também fornecem cálcio.

2 – Utilização de manejo eficiente de irrigação principalmente nas fases de florescimento e crescimento dos frutos, pois evita que planta sofra estresse hídrico em período crítico e não consiga absorver o cálcio mesmo que esse esteja disponível.

3 – Adubação equilibrada que forneça nutrientes deficientes ou em desequilíbrio no solo e que possam estar restringindo a absorção de cálcio.

4 – Utilização de técnicas que reduzam estresses ambientais nas fases de florescimento e crescimento dos frutos, mantendo a fotossíntese e o transporte de água e de nutrientes ativo e dinâmico, os direcionando aos pontos de importância

Para auxiliar na injeção de cálcio em sistema de produção orgânico, é possível utilizar fontes orgânicas e também minerais, desde que certificadas. Como fontes orgânicas a farinha de casca de ovos é uma alternativa, isso porque a casca de ovos possui uma boa quantidade de cálcio, mas para que ele seja disponibilizado e que que a planta consiga absorvê-lo é necessário triturar as cascas de ovos até sua transformação em farinha e acrescer a isso vinagre. Somente após esse processo aplicar no solo. 

Para manejo do cálcio em solo e planta a Innovabio também possui adubos certificados que podem ser utilizados.  

Os adubos sólidos Innovabio M fornecem cálcio e outros nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura como fósforo, potássio, enxofre e micronutrientes. Esses nutrientes estão em equilíbrio no adubo que por ser granulado pode ser distribuído facilmente e de modo uniforme. Além dos nutrientes, Innovabio M possui a tecnologia SMR que age na sinergia planta-fungo micorrízico, impulsionando a micorrização e promovendo assim a mobilização e absorção dos nutrientes e a melhor resposta da planta a estresses. 

Para auxiliar a resposta da planta a estresses hídricos e térmicos na fase de florescimento e formação de frutos a Innovabio conta também com Innovabio LR1, um fertilizante líquido aplicado nas folhas que promove o equilíbrio hídrico e a regulação térmica permitindo a planta suportar condições estressantes e manter a absorção e distribuição de nutrientes, como o cálcio, aos órgãos de maior demanda, flores e frutos. 

Uma planta bem nutrida com cálcio, produz frutos mais resistente, com mais tempo de gôndola, sendo ideal para o produtor e também para o consumidor.  

Fontes: Embrapa, Integração da Serra.  
Você também pode gostar

Deixe um comentário